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23 - LINHA DO VOUGA
I
Oferta melhorou no troço
Aveiro-Sernada.
Tempos de viagem sem alterações
de relevo.
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Observações:
1) Há “duas linhas” na Linha do
Vouga (de 100 km de extensão): o troço Aveiro – Sernada do Vouga e o troço
Sernada do Vouga – Espinho. A divisão remonta ao tempo em que a Linha do Vale
do Vouga prosseguia de Sernada do Vouga para Viseu. O troço Aveiro-Sernada (38
km) constituía o Ramal de Aveiro e o troço Espinho-Sernada (61 km) estava
integrado na Linha do Vale do Vouga. Já não há horários compatíveis entre os
dois troços da linha.
2) Houve um tempo em que
existia a preocupação de assegurar ligações com os comboios da Linha do Norte,
nomeadamente de e para o Porto. Ambas as estações terminais da linha (Aveiro e
Espinho) coincidiam com as estações da Linha do Norte. Em meados da década
passada, no entanto, fez-se uma obra de enterramento da Linha do Norte em
Espinho e, em consequência dela, a Linha do Vouga deixou de entroncar com a
Linha do Norte, não se tendo assegurado uma nova ligação. A Linha do Vouga
passou a ter o seu término na estação de Espinho-Vouga (na imagem, a atual
estação terminal), que está situada a 700 metros da nova estação de Espinho – o
que passou a constituir uma “forte barreira ao transbordo dos passageiros” e um
desincentivo à utilização do comboio, como se concluiu num estudo de 2012, que
recomendava o restabelecimento da ligação à Linha do Norte (e que concluiu que
a Linha do Vouga tem uma potencialidade idêntica à da Linha de Guimarães,
mediante integração na rede de suburbanos do Porto, após modernização e mudança
de bitola).
3) A falta de investimento na
linha torna-se bem patente nos tempos de viagem, que pouco variaram (e em
alguns trajetos são mesmo piores) por comparação com a situação de há 30
anos.
4) No troço correspondente ao
antigo Ramal de Aveiro, a Câmara Municipal de Águeda, a CP e a REFER celebraram,
em 2010, um protocolo com vista à melhoria dos horários (que eram desajustados
aos interesses das populações) e dos percursos dos comboios. Os novos horários
entraram em vigor em Setembro de 2010. Em pouco tempo, o número de passageiros terá
crescido 30%.
Em Outubro de 2011, o Governo
decidiu encerrar a linha a partir de 2012, invocando o “elevado prejuízo” da
sua exploração, com base em dados de 2008 (isto é, anteriores à melhoria da
oferta e ao crescimento da procura).
Na Assembleia da República,
todos os partidos, incluindo os da maioria, apresentaram projetos de resolução
recomendando ao Governo que revisse a sua decisão e promovesse a modernização
da linha. Até hoje, a linha não foi encerrada. Nem modernizada.
5) A oferta no troço
Espinho-Sernada mantém-se igual à de 2009: 12 comboios diários (6 em cada
sentido) entre Espinho e Oliveira de Azeméis e 4 comboios (2 em cada sentido)
entre Espinho e Sernada.
As mudanças verificaram-se no
antigo Ramal de Aveiro: em 2009, a circulação de comboios fazia-se sobretudo no
troço entre Aveiro e Águeda (8 comboios em cada sentido), sendo residual no
troço final de 14 km entre Águeda e Sernada (2 comboios desde Aveiro, a que
acrescia um outro entre Águeda e Sernada nos dias de escola). Em 2013, só há 1
comboio em cada sentido entre Aveiro e Águeda: os restantes circulam agora
entre Aveiro e Sernada (6 comboios em cada sentido) ou entre Aveiro e Macinhata
do Vouga, a estação imediatamente anterior a Sernada (4 comboios em cada
sentido).
Relativamente a tempos de percurso,
não houve alterações dignas de nota.
A Linha do Vouga, em 2013:
6) Entre Aveiro e Águeda (23
km) há 22 comboios diários (11 em cada sentido), mais 2 do que em 2009. A
viagem mais rápida demora 36 min de Aveiro a Águeda e 37 min de Águeda a Aveiro.
7) Entre Aveiro e Macinhata do
Vouga (35 km) há agora 20 ligações diárias, contra 4 em 2009 (eram 6 em dias de
escola). A viagem mais rápida demora 56-57 min.
8) Entre Aveiro e Sernada do
Vouga (38 km) há 12 ligações (6 em cada sentido), contra 4 em 2009 (6 em dias
de escola). A viagem mais rápida demora 1h04-1h05.
9) Entre Espinho, Santa Maria
da Feira e Oliveira de Azeméis mantêm-se os 16 comboios diários (8 em cada
sentido). A viagem (32 km) demora 1h02.
10) Entre Espinho e Sernada há apenas
4 comboios por dia (2 em cada sentido), os mesmos de 2009. A viagem (61 km)
demora 2h09.
Era mais rápida há mais de 30
anos.
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24 - SUBURBANOS DE GUIMARÃES*
I
Redução da oferta.
Tempos de viagem ligeiramente
mais curtos.
I
Observações:
1) Numa linha que registou um
crescimento contínuo do número de passageiros desde a sua reabertura após obras
de modernização (2004), circulam, em 2013, 34 comboios diários, contra 43 em
2009.
Foram suprimidos os comboios
entre Lousado e Guimarães (4 ligações diárias em 2009).
Dos 11 comboios diários que
havia em 2009 entre Porto e Santo Tirso, hoje há apenas 3.
Há 31 comboios entre Porto e
Guimarães, mais 3 do que em 2009. Respondendo a reclamações e a uma petição,
que reivindicavam a introdução de comboios expresso, a CP introduziu um (um
único) comboio expresso no sentido Porto-Guimarães, com partida do Porto
(Campanhã) às 19 horas.
2) Entre Porto e Santo Tirso, há,
em 2013, 34 ligações diárias, menos 9 do que em 2009: 16 no sentido Porto –
Santo Tirso e 18 no sentido Santo Tirso – Porto. A viagem entre as duas cidades
(31 km) demora 37 min no sentido Porto - Santo Tirso e 39-41 min no sentido
Santo Tirso – Porto.
3) Eram 32 as ligações entre
Porto e Guimarães em 2009 (4 das quais com transbordo em Lousado, onde a linha
entronca com a Linha do Minho). Em 2013, são 31: 15 no sentido Porto-Guimarães
e 16 no sentido Guimarães-Porto.
A viagem de Guimarães ao Porto
(56 km) está 3 minutos mais rápida, demorando a viagem mais rápida 1h13.
A introdução do comboio
expresso (que tem 8 paragens intermédias, em vez das habituais 20) fez com que
a viagem mais rápida do Porto (Campanhã) a Guimarães passasse a ser de 59 min,
menos 14 minutos do que em 2009. Nas restantes ligações, o comboio demora 1h08
a 1h12, 1 a 5 minutos menos do que em 2009.
[Há 30 anos, a viagem demorava
quase mais meia hora do que hoje, mas tendo como terminal no Porto a antiga
estação de Trindade.]
4) O Índice de Pontualidade dos
comboios suburbanos de Guimarães aumentou de 75,7% em 2009 para 92,3% em 2012.
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Imagem: Tiago Duarte
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* Os comboios suburbanos de
Guimarães circulam na Linha de Guimarães e na Linha do Minho.
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25 - SUBURBANOS DE BRAGA*
I
Diminuição da oferta.
Tempos de viagem sem variações
significativas.
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Observações:
1) Nos suburbanos de Braga, há
menos 8 comboios por dia a circular, por comparação com 2009: eram 60, hoje são
52 (27 no sentido Porto-Braga e 25 no sentido Braga-Porto).
Dos 10 comboios diários que
havia entre Famalicão e Braga em 2009, resta apenas 1 em 2013.
Foram suprimidos os comboios
entre Nine e Braga (2 por dia em 2009).
Aumentou de 48 para 51 o número
de comboios entre Porto e Braga.
2) Entre Famalicão, Nine e
Braga (18 km) há agora 52 ligações diárias, contra 58 em 2009. A viagem demora
entre 15 min e 28 min no sentido Braga-Famalicão (15 a 30 min em 2009) e entre
17 min e 30 min no sentido Famalicão-Braga (15 a 30 min em 2009). Nas horas de
ponta, a cadência é de 3 comboios em cada 60 minutos.
3) Entre Porto e Braga (54 km)
são 51 as ligações diárias, contra 48 em 2009. A viagem demora 49 min a 1h06 no
sentido Porto-Braga (46 min a 1h08 em 2009) e 46 min a 1h07 no sentido
Braga-Porto (43 min a 1h11 em 2009). Demorava sensivelmente o dobro há três
décadas. Do Porto a Braga, a cadência é de 30 min nas horas de ponta; de Braga
ao Porto, os intervalos entre comboios são irregulares, sendo menores (do que
30 min) em alguns períodos.
[Curiosidade: o comboio
pendular Alfa demora apenas menos 7 minutos entre Braga e Porto do que o
comboio urbano mais rápido.].
4) O Índice de Pontualidade dos
comboios suburbanos de Braga aumentou de 87,7% em 2009 para 94,9% em 2012.
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Imagem: REFER
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* Os comboios suburbanos de
Braga circulam no Ramal de Braga e na Linha do Minho.
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26 - SUBURBANOS DE CAÍDE*
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Oferta quantitativamente igual.
Em regra, tempos de viagem sem
alterações de relevo.
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Observações:
1) Nos suburbanos de Caíde, em
2013, são 71 os comboios diários, tantos quantos os que havia em 2009.
2) A oferta é ligeiramente
diferente: há 37 comboios entre Caíde e Porto (mais 3 do que em 2009) e 34
comboios entre Penafiel e Porto (menos 3 do que em 2009). Em termos práticos, a
mudança significa que em 3 comboios o percurso foi prolongado ao troço Penafiel-Caíde
(8 km).
3) Entre Porto, Valongo,
Paredes e Penafiel (38 km) mantêm-se os 71 comboios diários que havia em 2009,
sendo 36 no sentido do Porto e 35 no sentido de Penafiel. O tempo de percurso
varia entre 37 min e 49 min no sentido Porto-Penafiel e entre 38 min e 49 min
no sentido Penafiel-Porto. Os intervalos entre comboios são irregulares.
4) Entre Porto e Caíde (46 km),
há agora 37 comboios diários, contra 34 em 2009. A viagem demora, no sentido
Porto-Caíde, entre 48 min e 58 min, e, no sentido Caíde-Porto, entre 47 min
(mais 4 minutos do que em 2009) e 57 min. Os intervalos entre comboios são
irregulares.
5) O Índice de Pontualidade dos
comboios suburbanos de Caíde subiu de 88,9% em 2009 para 93,3% em 2012.
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Imagem: REFER
I
* Os comboios suburbanos de
Caíde circulam na Linha do Douro e na Linha do Minho.
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27 - SUBURBANOS DE AVEIRO*
I
Diminuição da oferta.
Tempos de viagem sem qualquer
alteração de relevo.
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Observações:
1) Nos suburbanos Porto-Aveiro,
em 2013, há 120 comboios diários (60 em cada sentido). Eram 130 em 2009.
Foram suprimidos 11 dos 56
comboios que havia entre Porto e Ovar.
Entre Porto e Aveiro há agora
61 comboios, contra 60 em 2009.
2) Os tempos de percurso não
tiveram qualquer alteração de relevo (1 minuto no máximo de variação).
3) Entre Granja, Vila Nova de
Gaia e Porto (16 km) há 120 comboios diários (60 em cada sentido), menos 10 do
que em 2009. O tempo de viagem varia entre 16 min e 23 min. Nas horas de ponta,
a frequência é de 5 comboios em cada 60 minutos, exceto em parte da hora de ponta
da manhã no sentido Granja-Porto, em que há 6 comboios em cada 60 minutos.
4) Entre Ovar, Espinho e Porto
(35 km) há 106 comboios diários (53 em cada sentido), menos 10 do que em 2009.
O tempo de viagem varia entre 29 min e 45 min. A frequência, nas horas de
ponta, é de 5 comboios em cada 60 minutos.
5) Entre Aveiro e Porto há 61
comboios diários, mais 1 do que em 2009: 31 no sentido Porto-Aveiro e 30 no
sentido Aveiro-Porto. O tempo de viagem entre as duas cidades (63 km de
distância) varia entre 48 min e 1h09. Nas horas de ponta, há, em regra, 3
comboios em cada 60 minutos.
6) O Índice de Pontualidade dos
comboios suburbanos de Aveiro aumentou um pouco, de 84,7% em 2009 para 88,4% em
2012.
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Imagem: Diário de Aveiro
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* Os comboios suburbanos de
Aveiro circulam na Linha do Norte.
I
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28 - SUBURBANOS DE COIMBRA*
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Sem qualquer alteração de
relevo.
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Observações:
Nos suburbanos Coimbra –
Figueira da Foz, a oferta mantem-se igual à de 2009: 31 comboios urbanos
diários, sendo 15 no sentido Coimbra-Figueira e 16 no sentido Figueira-Coimbra.
Em 2009, todos os comboios
tinham partida ou chegada na estação central de Coimbra (Coimbra A); em 2013,
uma das ligações obriga a uma mudança de comboio em Coimbra-B.
Em 2013, a viagem mais rápida
entre as duas cidades (43 km) demora 49 min no sentido Coimbra-Figueira (o
mesmo que em 2009) e 54 min no sentido Figueira-Coimbra (menos 2 minutos).
Viagens mais lentas: 1h13 no sentido Coimbra-Figueira e 1h15 no sentido
contrário (em ambos os casos, mais 1 minuto do que em 2009).
A CP não disponibiliza
informação sobre a pontualidade dos comboios suburbanos de Coimbra.
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Imagem: Tiago Miranda
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* Os comboios suburbanos entre
Coimbra e Figueira da Foz circulam no Ramal de Alfarelos, na Linha do Norte, na
Linha do Oeste e no Ramal de Coimbra.
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[Nota: considera-se “pontual” o comboio suburbano que leva até 3 minutos de atraso em relação à tabela horária.]
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(continua)
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