Ferrovia e autoestradas (vias de tráfego)

I
I
Neste gráfico, a coluna da esquerda mostra o aumento, de 2009 para 2013, dos quilómetros de autoestrada com 6 ou mais vias de trânsito (= número de quilómetros de autoestrada que, entre 2009 e 2013, foram objeto de alargamento para 6 ou mais vias de trânsito).
I
A coluna da direita, relativa à rede ferroviária de passageiros, mostra o aumento, de 2009 para 2013, de quilómetros de linhas ferroviárias com 2 vias (1 em cada sentido) ou 3 ou mais vias. A coluna mal se vê: em 2013, a rede de via dupla ou múltipla tem praticamente a mesma extensão de 2009.
I
I
I
Neste gráfico, as colunas verdes representam a rede ferroviária de passageiros e as colunas azuis a rede de autoestradas.
I
Colunas da esquerda: compara-se o número de quilómetros de linhas férreas com 2 vias (1 via em cada sentido) com o número de quilómetros de autoestradas com 4 vias (2 em cada sentido).
I
Colunas centrais: compara-se o número de quilómetros de linhas férreas com 3 ou mais vias com o número de quilómetros de autoestradas com 6 ou mais vias.
I
Coluna da direita: número de quilómetros de linhas férreas que só têm 1 via (portanto, partilhada para os dois sentidos do tráfego). Este número só tem vindo a descer consideravelmente nos últimos 25 anos devido ao encerramento de muitas linhas férreas (todas de via única) desde o final dos anos 80.
I
Em 2013, um em cada cinco quilómetros de autoestrada tem 6 ou mais vias de trânsito: 20,5% da rede de autoestradas.
I

Sem comentários: