Circular em cadeira de rodas em Oeiras (10)

I
RUA DR. NEVES ELYSEU
I
Só existe uma passadeira nesta rua localizada no centro de Oeiras. E sucede aqui o mesmo que noutros locais de Oeiras: se num lado da passadeira o passeio se encontra rebaixado sem que a altura do lancil ultrapasse o limite máximo, no outro lado esse limite é ultrapassado. O suficiente para a passadeira dever ser classificada como não acessível.
I
A agravar a inclinação de parte da rua, algumas irregularidades importantes no pavimento do passeio são, no mínimo, suscetíveis de causar dificuldades às pessoas que circulam em cadeira de rodas.
I
I
I
I
Por outro lado, em ambos os lados da rua, os passeios têm interrupções (no passeio Poente, junto ao mercado de Oeiras; no passeio Nascente, no cruzamento com a Rua Mouzinho de Albuquerque) e, em qualquer dos casos, não é assegurada a reentrada no passeio, devido à altura do lancil.
I
A largura dos passeios desta rua varia entre 1,5 metros e 1,9 metros. Vários obstáculos (nomeadamente, contentores de lixo, postes, sinais de trânsito, pilaretes e caixas de energia) reduzem, no entanto, a sua largura útil…
I
I
…não existindo, em qualquer dos passeios, um corredor contínuo livre de obstáculos com pelo menos 1,2 metros de largura.
I
A largura de passeio livre de obstáculos permitiria, ainda assim, a circulação de cadeiras de rodas. Sucede, no entanto, que, com exceção de alguns metros de passeio onde foram colocados alguns pilaretes, em frente ao Palácio do Egipto, os passeios da Rua Neves Elyseu são todos os dias invadidos pelos automóveis.
I
I
I
I
I
A mesma mota, outro dia: o seu dono parece gostar especialmente de estacionar ao lado do sinal de trânsito, barrando a passagem aos peões.
I
I
I
I
I
I
I
I
I
I
I
Como se vê na imagem anterior, de um dos lados da rua há espaço para estacionamento automóvel na faixa de rodagem, estando os lugares delimitados com pintura no alcatrão. Mesmo assim, os automobilistas põem frequentemente os carros em cima do passeio:
I
I
I
I
I
Conclusão: rua não acessível.
I
Mobilidade pedonal em geral: mais uma rua em que, em quase toda a sua extensão, a circulação pedonal está condicionada pelo estacionamento de veículos em cima dos passeios. Percorrer qualquer dos dois passeios com um carrinho de bebé revela-se impossível.
I
(continua)
I

5 comentários:

efcm disse...

Enquanto isto se passa é ver a Policia municipal de Oeiras a fazer operações stop nas traseiras do Centro Comercial Alegro.

Se ligarmos para a Policia municipal dizem que não tem efectivos para acorrer a todas as situações...

Prioridades....

Joao disse...

Realmente, ou não tem efetivo, ou não tem vontade... acho que será a segunda opção.

Quanto à rua, mais uma bela rua de Oeiras onde eu sei bem o que fazia para acabar com estas manias de uma forma bastante educativa e inesquecível.

madeinlisboa disse...

Nas últimas fotos vê-se claramente que a preocupação é não incomodar os outros automobilistas. É como se fosse uma máfia em que se respeitam no grupo.
João, a PM tem ordens para não multar carros nos passeio (confessou-me um deles). Um carro no passeio, um voto.

Joao disse...

Ah ah ah
Realmente a polícia municipal ter ordens para não multar os carros que estão em cima do passeio, acredito que dê votos... mas que prejudica bastante, prejudica. Podiam ao menos discriminar os casos em que a rua tem os lugares marcados, ou espaço suficiente para os outros passarem e mesmo assim metem em cima do passeio. E já nem falo em dar as ordens para multar tudo quanto estiver mal... que sempre dava um bom dinheirinho para os cofres da câmara, mesmo que muita gente não pague as multas nunca.

Cátia Vanessa disse...

Contactem o passeiolivre.org se quiserem ajudar a tentar mudar esta situação.
Às autoras, as minhas desculpas pela publicidade não autorizada.