Os campeões das auto-estradas (3)

I
(continuação) (clique aqui para ler a primeira parte e a segunda parte deste artigo)


As auto-estradas são muito caras e um tão elevado investimento só se justifica perante a previsão de determinados índices mínimos de tráfego. Estes dependem, em grande parte, do número de habitantes do país: por exemplo, se a Irlanda tivesse cinco mil habitantes, seria absurdo construir-se uma rede de auto-estradas nesse país.

A população é, portanto, o segundo fator de ponderação que é necessário introduzir.

Assim, é a seguinte a lista dos dez países da União Europeia com mais quilómetros de auto-estrada por habitante:
I
I
Quilómetros de auto-estrada por milhão de habitantes (2008). Média (UE): 141.


Embora Portugal seja apenas o 11.º país mais populoso da União Europeia, aparece em 5.º lugar na tabela, revelando, mais uma vez, um desvio. Contando com os quilómetros de auto-estrada presentemente em construção, Portugal atinge a Espanha no 4.º lugar. Com a auto-estrada Coimbra-Viseu (já em fase de concurso), atinge o Luxemburgo no 3.º lugar. E se adicionássemos as auto-estradas da concessão Centro (com adjudicação por enquanto suspensa), Portugal ficaria já muito perto do 2.º lugar.

Na situação inversa estão vários países «de peso»: o país mais populoso da União Europeia (Alemanha) só surge em 12.º na tabela; o segundo mais populoso (França) só aparece em 9.º lugar; o terceiro mais populoso (Reino Unido) está na cauda da tabela (22.º); o quarto mais populoso (Itália) só surge em 15.º na tabela; o sexto mais populoso (Polónia) é apenas 24.º; o sétimo mais populoso (Roménia) é 25.º; o nono mais populoso (Grécia) surge em 16.º; o 12.º em população (República Checa) é 21.º nesta tabela; etc.

Espanha, Holanda, Bélgica, Estónia, Letónia, Lituânia, Hungria, Malta e Eslováquia ocupam na tabela as mesmas posições (ou sensivelmente as mesmas posições) correspondentes à dimensão relativa da sua população no seio da União.

Tal como na tabela anterior, além de Portugal, há outros países com um desvio no mesmo sentido: o Luxemburgo é o segundo país menos populoso (26.º mais populoso) mas surge em 3.º lugar; o Chipre é o terceiro país menos populoso (25.º) e aparece em 2.º lugar; a Eslovénia é o 23.º país em população mas lidera esta tabela; a Dinamarca é o 17.º país da União em população e aparece em 7.º nesta tabela; e quatro outros países apresentam variações menos significativas (Irlanda, Áustria, Finlândia e Suécia).

Se olharmos para a lista de países referida no parágrafo anterior, verificamos, porém, que todos são mais ricos do que Portugal. De resto, quer nesta tabela (população), quer na tabela anterior (tamanho do país), constatamos que todos os outros nove países mais bem classificados são mais ricos do que Portugal.

(continua)

Joana Ortigão


Artigos relacionados:
Os campeões das auto-estradas (1)
Os campeões das auto-estradas (2)
Os campeões das auto-estradas (4)
Os campeões das auto-estradas (5)
Os campeões das auto-estradas: Adenda 1 - Os novos países da UE
Os campeões das auto-estradas: Adenda 2 - O caso da Noruega

Fonte: tabela feita a partir dos dados do Eurostat

9 comentários:

Anónimo disse...

dizer que a eslovenia e o chipre são mais ricos que portugal é uma bacurada de todo tamanho!

Anónimo disse...

"dizer que a eslovenia e o chipre são mais ricos que portugal é uma bacurada de todo tamanho!
"

PIB per capita de Portugal: aprox. 22.000$
PIB per capita do Chipre: aprox. 28.500$
PIB per capita da Eslovénia: aprox. 28.000$


Por isso bacoradas aqui só se forem as do caro anónimo.

J Tiago Costa disse...

Caro anónimo, antes fosse. Antes de fazer um comentário desses é sempre boa ideia a gente informar-se primeiro. A Eslovénia já nos tinha ultrapassado, mas até o Chipre já nos passou à frente. Velhos tempos em que competíamos com a Grécia para a cauda da Europa...

J Tiago Costa disse...

Vejo agora que já lhe tinham respondido com números. Informe-se mais sobre a situação do seu país, anónimo!

Anónimo disse...

pois digam-me lá o nome de uma só pessoa do chipre e da eslovenia que ganhe tanto como o cr7

Anónimo disse...

Afinal não é só ignorante como também é estúpido.

Anónimo disse...

estupido porquê já agora. o dinheiro do ronaldo não conta? não tou a dizer que chegue, é um exemplo só isso

A Nossa Terrinha disse...

É frequente meter-se a Eslovénia no mesmo saco dos países de Leste, mas sempre foi um caso à parte, mesmo quando integrava a Jugoslávia (até 1992). A Eslovénia, que faz fronteira com a Áustria e esteve vários séculos sob o domínio austríaco (até 1918), é, de facto, um país mais rico e desenvolvido (e civilizado...) do que Portugal.

Anónimo disse...

"estupido porquê já agora."

Porque para dizer tal parvoíce é porque é mesmo estúpido. E é ignorante porque parece não saber o que é o PIB per capita. E não, o dinheiro do Ronaldo não conta, ele é pago em Espanha, é lá que paga imposto, é para lá que conta obviamente.