(continuação) (clique aqui para ler a primeira parte deste artigo)
Um dos fatores de ponderação consensuais é, precisamente, a dimensão territorial de cada país, cuja relevância toda a gente entende facilmente. Da fronteira luxemburguesa com a Bélgica (na ponta Ocidental do pequeno país, junto a Aarlen) à fonteira com a Alemanha, na ponta Oriental (junto a Trier) são pouco mais de 40 km em linha reta (55 km em estrada). Entre Esposende e Miranda do Douro ou entre Cascais e Elvas são cerca de 200 km em linha reta (cerca de 290 km em estrada no primeiro caso, 230 km no segundo caso). Entre Brest (Oeste da França) e Estrasburgo (Leste, na fronteira com a Alemanha) são 930 km em linha reta (1 100 km pelas estradas existentes). As auto-estradas são, precisamente, as vias rodoviárias que permitem percorrer maiores distâncias da forma mais rápida.
Assim, os dez primeiros países da União Europeia com mais quilómetros de auto-estrada por quilómetro quadrado de território [independentemente da configuração geométrica de cada país] são os seguintes:
I
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Quilómetros de auto-estrada por 10 000 km2 de território (2008). Média (UE): 185.
Embora Portugal seja apenas o 13.º maior país da União Europeia, surge em 6.º lugar na tabela, revelando, assim, uma distorção - com tendência para aumentar: os quilómetros de auto-estrada atualmente em construção no nosso país são suficientes para Portugal atingir a Eslovénia no 5.º lugar. E se adicionarmos a auto-estrada presentemente em fase de concurso (Coimbra-Viseu), Portugal igualará a Alemanha no 4.º lugar.
Há países cuja posição na tabela corresponde sensivelmente à sua posição na ordenação dos 27 por tamanho: para citar alguns exemplos, a Alemanha surge na 4.ª posição e é o 4.º maior país da União, a Áustria aparece em 14.º e é o 11.º maior país, a República Checa aparece em 15.º e é o 15.º maior país, a Irlanda aparece em 16.º e é o 16.º maior país, a Eslováquia surge em 18.º e é o 19.º maior, a Lituânia é 17.º sendo o 19.º maior país, Malta é o país mais pequeno e aparece no último lugar na tabela.
Ocorrem também desvios no sentido inverso ao verificado para Portugal, alguns bastante significativos: por exemplo, a Suécia é o 3.º maior país da União Europeia mas é apenas o 20.º na tabela; a Finlândia é o 5.º maior país mas está na cauda da tabela (24.º); a França é o maior país da União mas só aparece em 12.º na tabela; a Roménia é o 9.º país em tamanho e está também na cauda (25.º); a Polónia é o 6.º maior país e só surge em 22.º lugar; a Bulgária é ligeiramente maior do que Portugal (é 11.º em tamanho), mas é 21.ª na tabela (15 posições atrás de Portugal); a Espanha é o 2.º maior país e só surge na 8.ª posição na tabela; etc.
Ocorrem também desvios no sentido inverso ao verificado para Portugal, alguns bastante significativos: por exemplo, a Suécia é o 3.º maior país da União Europeia mas é apenas o 20.º na tabela; a Finlândia é o 5.º maior país mas está na cauda da tabela (24.º); a França é o maior país da União mas só aparece em 12.º na tabela; a Roménia é o 9.º país em tamanho e está também na cauda (25.º); a Polónia é o 6.º maior país e só surge em 22.º lugar; a Bulgária é ligeiramente maior do que Portugal (é 11.º em tamanho), mas é 21.ª na tabela (15 posições atrás de Portugal); a Espanha é o 2.º maior país e só surge na 8.ª posição na tabela; etc.
Mas há 6 países com uma distorção no mesmo sentido de Portugal – curiosamente, trata-se de 6 dos 7 países mais pequenos da União Europeia (a única exceção é Malta, que não tem auto-estradas): a Holanda tem quase os mesmos quilómetros de auto-estrada do que Portugal, mas é duas vezes e meia mais pequena: é o 22.º maior país da União mas lidera esta tabela; o mesmo sucede com os outros dois países do Benelux: Bélgica (2.º na tabela e 23.º em tamanho) e Luxemburgo (é 3.º na tabela embora seja o segundo país mais pequeno entre os 27); a Eslovénia é o quarto país mais pequeno da União (24.º maior), mas aparece em 5.º lugar na tabela; o Chipre é o terceiro mais pequeno país (25.º maior) e surge em 7.º lugar; e a Dinamarca é o 21.º em tamanho, mas é 9.º nesta tabela.
Praticamente todos estes desvios têm uma explicação lógica. Por exemplo, o país que lidera esta tabela (Holanda) tem uma população significativamente maior do que a portuguesa: 16,5 milhões de habitantes. Trata-se de outro fator de ponderação importante.
(continua)
Joana Ortigão
Artigos relacionados:
Os campeões das auto-estradas (1)
Os campeões das auto-estradas (3)
Os campeões das auto-estradas (4)
Os campeões das auto-estradas (5)
Os campeões das auto-estradas: Adenda 1 - Os novos países da UE
Os campeões das auto-estradas: Adenda 2 - O caso da Noruega
Fontes
- tabela feita a partir dos dados do Eurostat
- portal da União Europeia
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Fontes
- tabela feita a partir dos dados do Eurostat
- portal da União Europeia
6 comentários:
Abram maZé as bermas das auto-estradas às bicicletas, que eu não tenho medo de um ventinho (a diferença entre a velociade a que se anda na N1 não é muito diferente, por isso...)
Não deixa de ser irónico que o país das bicicletas seja o que tem mais auto-estradas.
Ciclóvias nas auto-estradas não era má ideia.
isto é uma perca de tempo. as autoestradas estão feitas e ainda bem. quem quer voltar ao tempo em que ir de lisboa ó porto eram 7 horas que vá para a roménia que lá tá bem.
Eu a si antes de ir para a Roménia aconselhava-o a ir à escola primária aprender a escrever.
Joana, outros factores de ponderação, além dos já referidos, poderão explicar o caso português, entre outros: a organização da rede urbana/ordenamento do território.
Paulo
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