O esplendor (automóvel) da Universidade de Coimbra (1)

I
I

Este é mais um retrato do império do automóvel em que Portugal se tornou. Respeita à cidade de Coimbra, mas é um retrato comum a muitos outros locais da nossa terrinha.


A envolvente dos edifícios da Universidade de Coimbra [Pólo I, na Alta de Coimbra], uma zona nobre da cidade prestes a candidatar-se a Património da Humanidade, e por onde passam muitos milhares de pessoas, está transformada num gigantesco parque de estacionamento de veículos automóveis.

Aos inúmeros lugares de estacionamento propriamente ditos somam-se, diariamente, muitos “lugares” de estacionamento ilegais, nos passeios, nas passadeiras e noutros locais de travessia de peões e zonas pedonais, em lugares reservados para deficientes ou ambulâncias, no fundo ou no topo de escadarias, debaixo de arcadas, em segunda fila, no meio de cruzamentos ou de ruas, etc.
I
I
I
I

As entradas / saídas das várias escadarias – locais de evidentíssima passagem de peões – estão entupidas com estacionamento automóvel. Por exemplo, as Escadas Monumentais da Universidade, uma das principais portas pedonais da universidade:
I
I
Quer o fundo...
I
I
...quer o cimo das Escadas Monumentais...
I 
I
...que deviam ser locais de evidente passagem de peões, são diariamente ocupados com estacionamento de automóveis. Não foi seguramente para este cenário que foram concebidas as Escadas Monumentais...

As escadas de acesso ao Largo da Porta Férrea, ao lado da Faculdade de Farmácia:
I
I
Uma surpresa ao cimo das escadas...
I 
Um dos expoentes da falta de civismo verifica-se no fundo dos lanços de escadas nas arcadas da Faculdade de Química: por inacreditável que pareça, até aí são estacionados automóveis. Eis dois exemplos:
I
Os dois automóveis da esquerda estão estacionados no fundo de outro lanço de escadas.
I

Sem comentários: