Parados no trânsito

I
Fonte: Carris
I
Este gráfico refere-se aos autocarros e elétricos da Carris (Lisboa) e mostra a evolução do indicador “n.º de quilómetros perdidos por engarrafamentos e outros problemas de trânsito (como estacionamento automóvel ilegal) por milhar de quilómetros percorridos”. Em nenhum ano o indicador melhorou. A evolução revela, pelo contrário, um notório agravamento nos últimos anos, sendo o valor de 2014 seis vezes o de 2007. A evolução relativa apenas aos autocarros tem sido idêntica àquela que é mostrada no gráfico, mas a dos elétricos tem sido bastante pior (o valor de 2014 é 16 vezes o de 2007), embora sem reflexos no valor total (autocarros + elétricos) mostrado no gráfico, por o peso dos elétricos ser bastante diminuto, relativamente ao dos autocarros em circulação.  
I  

1 comentário:

Joao disse...

Este gráfico não faz qualquer sentido! A menos que seja o número de minutos que o serviço demorou a mais (fazendo a média global) devido aos maus estacionamentos e engarrafamentos.
Falar em quilómetros perdidos, por milhares de quilómetros percorridos só faria sentido em outro conceito, como por exemplo: menos zonas servidas.