A época do "lugar" à sombra

I
Chegou a época do “lugar à sombra não importa onde”, que, para mal dos nossos pecados, se estende normalmente por todo o período de calor em Portugal, o que em grande parte do país significa meio ano inteiro (Maio a Outubro) ou até mais, que isto do aquecimento global tem atirado o Verão até Novembro e às vezes nos tem brindado com umas temporadas de calor em Março.
I
I
Durante esta época, além da clássica “falta de alternativa”,
[“o que é que quer que eu faça?”]
da preguiça e comodismo,
[“não estou para andar 100 ou 200 metros a pé”]
da chico esperteza
[“assim poupo o dinheiro do estacionamento”]
e da falta de civismo pura,
[porque sim]
temos também o demolidor argumento da sombra. Assim, uma parte significativa dos poucos espaços no passeio que no resto do ano ainda são poupados à falta de civismo desta gente, são agora ocupados para garantir a importantíssima sombra para o popó (coitado). São os sempre disputadíssimos “lugares à sombra” em pleno passeio, debaixo de árvores – precisamente os locais onde se poderiam refugiar um pouco do sol abrasador os peões pobretanas e incultos que não se deslocam de automóvel para todo o lado ou que não têm a obsessão de deixar a carripana a 10 metros do sítio onde querem ir.
I
I

Nesta longa época especial, deparo sempre com gente que no resto do ano normalmente não estaciona ilegalmente, mas que nesta época procura sempre um lugar nos passeios, debaixo ou ao lado de uma árvore. É o chamado estacionamento selvagem sazonal, que é possível encontrar com muita facilidade, por exemplo, junto das praias. Sempre com a comovente "compreensão" policial.
I
Para estes senhores, tudo o resto não importa: se crianças, idosos, pais com carrinhos de bebé, deficientes em cadeiras de rodas, invisuais, todos nós, temos de circular pelo alcatrão, paciência! A única coisa que importa é que o seu automóvel fique à sombra.
I
A esta gente boa, muito obrigada! Boas sombras!
I
Ana
I
[Este artigo foi publicado no blogue há três anos e foi, na altura, remetido à PSP de Oeiras e à Polícia Municipal de Oeiras – sem qualquer resultado]
I

53 comentários:

Fernando Paulo disse...

Se calhar não sabe, mas o sol desgasta os materiais do automóvel.

Anónimo disse...

A si parece que lhe desgastou os materiais da mioleira.

Anónimo disse...

Se não quer desgastar o seu carro apenas vejo uma solução: vendê-lo.

Fernando Paulo disse...

Queria contribuir positivamente para a discussão, mas como parece que há gente que só funciona na base do insulto, não vale a pena. Os carros não devem ficar ao sol, ponto final.

Anónimo disse...

"Os carros não devem ficar ao sol, ponto final. "

Então só anda com ele em túneis, suponho.


"Queria contribuir positivamente para a discussão,"

Contributos de uma pessoa que acha que a lei não é para ele dificilmente terão alguma coisa de construtivo.

Anónimo disse...

"Os carros não devem ficar ao sol, ponto final. "

Contrate alguém que fique a tapa-lo com um guarda-sol. Problema resolvido (e dentro da lei - sim, eu sei que para si isso é um conceito algo obtuso).

Fernando Paulo disse...

Só quis chamar a atenção para um problema. A sua solução para o problema é ninguém ter carros ou só andarem em túneis. A solução devia ser a Cãmara arranjar lugares de estacionamento com sombras ou em parques debaixo de terra. Se não há alternativas, as pessoas não podem fazer milagres.

Anónimo disse...

Já foi dito aqui antes, mas convém repetir: A PM de Oeiras tem ordem para não multar carros. Palavras ditas por repetidas vezes pelos próprios PMs. Por isso, estes selvagenzinhos sentem-se no paraíso. Podem fazer o que lhes bem apetece e prejudicar e colocar em perigo quem tem que andar na estrada porque o passeio é para os carros. Tudo com o aval e ordens do corrupto que está à frente da Câmara.

Os emails (quando respondidos) têm sempre a mesma resposta padrão, simplesmente para encher chouriços. Se ligarem para lá pessoalmente e reclamarem de que nada é feito em relação ao que escreveram, aqueles pseudo-agentes têm o descaramento de repetir exactamente que escrevem nas repostas.

Esta autoridade não têm mais moral do que os selvagens que estacionam os carros onde bem lhes apetece.

Anónimo disse...

"Se não há alternativas, as pessoas não podem fazer milagres. "

Isto é fantástico, agora além de exigirem lugar gratuito onde querem (e se for a 10 metros de distância já não serve), agora ainda tem que ter sombra. E aquecimento para o Inverno suponho que também seja exigível.
Tanta parvoíce meu deus, tanta parvoíce.

Anónimo disse...

"Se não há alternativas, as pessoas não podem fazer milagres."
Tudo bem, desde que não transgridam a lei. Se as pessoas não têm dinheiro, tb não têm alternativa senão roubar? Ou tb estão à espera que lhes ofereçam dinheiro?
A analogia é correcta e você sabe disso. O facto de não termos algo não nos dá o direito de trangredir a lei e prejudicar outros.

Anónimo disse...

"Só quis chamar a atenção para um problema."

O problema é de quem é dono do carro e acha que o seu popó não pode apanhar sol (a maioria se for o filho já não tem problema em deixa-lo a apanhar sol das 9 da manhã às 7 da tarde, o que depois faz com que estejamos em mais um lugar no top europeu: cancros de pele).

Se é demasiado chique para ter um lugar ao sol,o que não faltam por aí são sítios legais à sombra (e gratuitos, porque não queremos que deixe de beber uma mini para pagar o estacionamento). Pode é ter que andar mais de 5 metros.

Desrespeitar a lei pode em alguns casos ter desculpa, mas comodismo e preguiça certamente não se enquadram nessa categoria.

Anónimo disse...

"A solução devia ser a Cãmara arranjar lugares de estacionamento com sombras ou em parques debaixo de terra"

E com um motorista privativo que o fosse levar ao seu destino, para que não se canse ao sair do carro.
E ainda uma senhora que lhe lave os pés antes de voltar ao seu carro.

Mafalda Santana disse...

Fernando Paulo, há 10 anos que deixo o meu carro ao sol. Nunca nenhum "material" se estragou por causa disso!! Isso só pode ser ignorância sua: os materiais utiulizados na construção dos automóveis são testados para resistirem a altas temperaturas. Como não podia deixar de ser!
De qualquer modo, tem ao seu dispor daquelas "palas" para pôr no pára-brisas, que oferecem nos supermercados. Não serve para os materiais não se estragarem, é apenas para conforto de quem vai entrar no carro e não o quer encontrar tão quente (sim, é chato, mas é a vidinha!).
Portanto, por muito que diga, tudo se resumo a uma palavra: conforto. Indesculpável.

Anónimo disse...

"os materiais utiulizados na construção dos automóveis são testados para resistirem a altas temperaturas. "

Obviamente que sim, aliás resistem a temperaturas (da ordem das centenas de graus) no motor muito mais elevadas do que algumas vez chegariam por muito tempo que estivessem ao sol.

A única coisa que o sol poderá afectar são os plásticos do tablier, pois a dilatação com o calor pode vir a originar ruídos parasitas (aquilo incha uns milésimos e quando volta ao sítio pode não ficar exactamente igual). Mas acontece exactamente o mesmo com o frio, aquilo encolhe e quando volta ao sítio pode não ficar exactamente igual. O processo é EXACTAMENTE o mesmo. Por isso se «exige» lugar à sombra também devia exigir lugar com aquecimento para o Inverno.

BMW Star disse...

De carros percebo eu. Os danos que o sol causa aos interiores dos carros são incignificantes. O problema aqui é entar no carro depois de este estar horas ao sol. Ui! Não pode ser! Até os peões compreendem que temos de deixar à sombra!

Anónimo disse...

"De carros percebo eu."

Tu perceberes algo de alguma coisa seria uma novidade.


"Ui! Não pode ser!"

Ai que flor de estufa. Ai não me toquem que eu estrago-me!

Se és assim tão sensível compra um carro que dê para ligar o ar condicionado à distância. Não pode ser é um chaço de um BMW comprado em 4ª mão da República Checa como o teu.

Anónimo disse...

"O problema aqui é entar no carro depois de este estar horas ao sol. Ui! Não pode ser!"

Eu estou aqui cheio de calor. Ui! Não pode ser! Vou ali roubar um ar condicionado que tenho que resolver isto de alguma forma e como sou um cobarde roubo algo a alguém. Tu roubas o passeio eu roubo o ar condicionado.

Anónimo disse...

Quer dizer, está horas ao sol e não se sente incomodado com o calor e provavelmente nem com a radiação ultravioleta ou ozono, porque nem deve saber o que é isso, mas mal entra no carro já fica incomodado. Você não existe!

Anónimo disse...

Há dois paradoxos absurdos na nossa sociedade: É o anormal que vai a um ginásio para ficar em forma, mas exige estacionamento à porta porque não quer andar e o imbecil que passa o dia na praia a estorricar ao sol e depois exige uma vaguinha à sombra para não ter calor. Este país não merece o povo que tem.

António disse...

Eu não embarco nas opiniões expressas pelo Fernando Paulo e pelo BMW Star, mas acho que nesta altura deve haver alguma compreensão para com este problema que nos afecta a todos um pouco. Ninguém gosta de entrar num carro quentíssimo de ter estado sujeito à exposição solar. É essencial é que se deixe um espaço para as pessoas poderem passar. E assim se arranja um ponto de esquilíbrio. Com radicalismos é que não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

"Com radicalismos é que não vamos a lado nenhum. "

Esta de se dizer que acha que a lei é para cumprir é um «radical» explica muito do estado a que chegou este país (ver, p.e., o post sobre a evasão fiscal, o princípio é exactamente o mesmo: «é só um bocadinho», «não faz mal a ninguém», etc.)


"Ninguém gosta de entrar num carro quentíssimo de ter estado sujeito à exposição solar."

Para isto já dei a solução: um carro com AC accionado à distância. Ou então (mas isto sou eu que sou maluco!) procurar um lugar legal à sombra (dessa de certeza que ninguém se lembrou, de tão estranha que é a sugestão).

Anónimo disse...

"Ninguém gosta de entrar num carro quentíssimo de ter estado sujeito à exposição solar. "

Olhe temos pena, eu também não gosto de chegar ao fim do mês e receber uma miséria de um ordenado.
Ou de chegar ao fim do campeonato e ver o Sporting outra sem ganhar.

Madalena disse...

E EU NÃO GOSTO DE NÃO PODER ANDAR NO PASSEIO. E MAIS. COMO TAMBÉM NÃO GOSTO DE CALOR, TAMBÉM GOSTAVA DE APROVEITAR AS SOMBRAS QUE OS PASSEIOS NOS PROPORCIONAM, DEBAIXO DAS ÁRVORES, COMO BEM SE DIZ NESTE POST. ISTO NÃO VAI LÁ COM EQUILÍBRIOS, Ó AMIGO: OS PASSEIOS NÃO SÃO PARA OS CARROS, PONTO DE EXCLAMAÇÃO!

madeinlisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"Diga isso a um invisual. "

Nem é preciso «tanto», diga isso a uma família ou simplesmente a 2 ou 3 pessoas que querem passear ou conversar ou correr ou brincar ou namorar (ou...) sem irem em fila indiana.

madeinlisboa disse...

"É essencial é que se deixe um espaço para as pessoas poderem passar"
Diga isso a um invisual. Ou melhor ponha-se no lugar de um.
Ninguém é radical aqui. Não confunda CIVISMO com RADICALISMO. E particularmente estou farto dessa justificação ridicula para fugir à responsabilidade. Acho cobarde alguém querer satisfazer os seus problemas, causando problemas a outros.

António disse...

Para mim este caso não é falta de civismo, é compreensível e deve haver tolerância por parte das autoridades policiais e policiosas. Pensem que até pode fazer mal à saúde uma pessoa entrar num carro muito quente.

Anónimo disse...

"Pensem que até pode fazer mal à saúde"

Azar.
Também faz mal ser atropelado porque se tem que ir pela estrada porque um burro meteu a carroça no passeio.

Anónimo disse...

"Pensem que até pode fazer mal à saúde uma pessoa entrar num carro muito quente" LOL LOL LOL
Anedota do ano!

Tone disse...

Chega a ser angustiante o tempo que vocês perdem a dar resposta a estes energúmenos fanáticos dos carrinhos na sombra...

António disse...

Acredito mesmo que vocês em dias como este deixem o carro ao sol! É muita garganta...

Anónimo disse...

"Acredito mesmo que vocês em dias como este deixem o carro ao sol! "

Que remédio. Havia de deixá-lo aonde?! Onde deixo o carro mesmo que quisesse estacionar ilegalmente à sombra não podia.

Para dizer uma parvoíce dessas suponho que hoje, p.e., não tenha saído de casa, senão tinha visto montes de carros ao sol.

Miguel disse...

Eu no meu caso só teria deixado o carro à sombra se o metesse pela paragem do metro adentro, e mesmo assim pouco ficaria à sombra que a cobertura é pequena.
E quando fui à praia no fim-de-semana também vi umas largas centenas de carros ao sol.

António disse...

Vamos lá a ver se nos entendemos. Você desconhece que um carro ao sol atinge, no seu habitácolo interior, temperaturas que chegam a atingir aos 60 e 70 gráus? Você desconhece que estas temperaturas podem fazer mal à saúde e eu é que sou burro?
O que é que é preferível? Que o automobilista sofra graves problemas de saúde só para não estacionar no passeio ou que o peão faça um desviozinho insignificante?
Pois é, meu amigo, devia pensar melhor antes de falar...

Anónimo disse...

"Você desconhece que estas temperaturas podem fazer mal à saúde e eu é que sou burro?"

O que é que nós temos a ver com isso?!
Não queria entrar no carro quente, tinha bom remédio, ou procurava um lugar legal à sombra ou não saia de casa que é o que a Protecção Civil recomenda a quem possa ter problemas com o calor.



"que o peão faça um desviozinho insignificante?"

E porque é que raio é que há-de ser o peão a desviar-se e não o BURRO (para não dizer camelo) que estacionou ilegalmente e que podia ter estacionado noutro sítio?!

Anónimo disse...

Isto agora é tudo florzinhas de estufa.

E que tal meter protecções nos vidros contra o calor?! Por 5€ compra meia-dúzia que dão para os vidros laterais todos e por mais 5€ compra daqueles grandes de meter no pára-brisas.

Claro que isso é uma ideia demasiado complexa para um cobarde parasita que resolve os seus problemas às contas dos outros.

Anónimo disse...

António: ande de autocarro que tem ar condicionado e não fica parado ao sol a aquecer.

Ou compre um Prius ou um Lexus que dão para ligar o ar condicionado à distância.

Taxista disse...

Na década de 80 os actores emigravam para Hollywood em busca de um lugar ao sol.
Os animais na selva lutavam entre si por um lugar ao sol.
E até os Delfins nos brindaram com o tema "um lugar ao sol".
Hoje as mulheres procuram mulheres para casar.Os homens procuram homens pra casar.E há os que procuram o lugar à sombra.
Como diriam a "Ala dos Namorados".
..."são os loucos de Lisboa que nos fazem duvidar a Terra gira ao contrario e os rios nascem no mar".
São as obras do progresso.
Mas lá vai dizendo o povo que é sábio:"Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades"!!!

Anónimo disse...

Conclusão: quem só anda de carro são as florzinhas de estufa. Se a isto adicionar-mos os que têm "bombas" e aceleram para compensarem frustrações e maus desempenhos, eu começaria a ter vergonha de dizer que não ando a pé ou de bicla :)

Anónimo disse...

Não acham interessante que os carro-dependentes são os únicos que aqui dão erros atrás de erros de português? Acho que isto vem provar que a cultura tem demasiadas ligações aos comportamentos e civismo no dia a dia.

António disse...

Taxista, você fala como se pôr o carro num passeio à sombra fosse uma coisa de agora. Não é. Sempre foi assim e sempre será.
Anónimo das 14.07, deve julgar que sou rico.
Não esperava encontrar tantos fundamentalistas neste blog.

António disse...

Anónimo das 14.36, escreve-se "dia-a-dia" e não "dia a dia". Isto num comentário de duas frases que critica os outros por escreverem mal...

Anónimo disse...

"Não é. Sempre foi assim e sempre será."

Sempre houve homicídios e continuarão sempre a haver. Isso é sinal de que se devem aceitar?! Isto é cada teoria.


"deve julgar que sou rico."

Azar. Quem não tem dinheiro não tem vícios.


"Não esperava encontrar tantos fundamentalistas neste blog. "

Explique lá como é que cumprir a lei é fundamentalismo ou radicalismo (como disse ontem).

Anónimo disse...

"Conclusão: quem só anda de carro são as florzinhas de estufa."

Eu acho que os florzinhas de estufa (tenham ou não carro) é que se queixa por tudo e por nada. Se chove é uma desgraça que ficam todos molhados, se está calor podem-se sentar mal, se está assim-assim é porque o tempo dessa forma não dá para fazer nada, etc., etc.

António disse...

E depois eu é que dou erros...

António disse...

"Explique lá como é que cumprir a lei é fundamentalismo ou radicalismo (como disse ontem)".
A questão não é essa, meu senhor. A questão é que não basta haver uma lei para termos de cumprir-la cegamente. Isso é fundamentalismo.

Anónimo disse...

O António escolhe quais as leis que gosta de cumprir. Ou melhor: as que lhe dão jeito cumprir ele cumpre. São estes tipos que só pagam impostos se forem apanhados!

Anónimo disse...

António diga-me lá onde estaciona o carro para eu o riscar só um bocadinho de forma a não cumprir cegamente a lei.

Anónimo disse...

"Isso é fundamentalismo. "

Ou crime, dependendo dos casos.

Anónimo disse...

"Anónimo das 14.36, escreve-se "dia-a-dia" e não "dia a dia"."

Não é obrigatório escrever "dia-a-dia". Essa foi só para implicar com a pessoa. tss, tss...

Anónimo disse...

"António diga-me lá onde estaciona o carro para eu o riscar só um bocadinho de forma a não cumprir cegamente a lei."

Eh eh, muito boa essa!

Anónimo disse...

"A questão é que não basta haver uma lei para termos de cumprir-la cegamente. Isso é fundamentalismo. "

Não, chama-se sociedade. Ora repita comigo SOCIEDADE. S-O-C-I-E-D-A-D-E

LR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.