Números: 24 – Passageiros da ferrovia: Portugal e a Europa

I
I
O gráfico de cima mostra a comparação da evolução do número de passageiros do comboio em Portugal com a média da União Europeia a 12 (1980-1990-2000-2008, Índice 100 = 1980). A divergência é bastante clara a partir de 1990.
I
O gráfico seguinte mostra a comparação da evolução do número de passageiros do comboio em Portugal com a média da União Europeia a 15 (1990-2000-2008, Índice 100 = 1990):
I
Nota: relativamente à UE a 15 não há dados desde 1980, e daí que o período abrangido por este gráfico seja mais curto.
I
A divergência entre a evolução portuguesa e a média da União é, mais uma vez, clara.
I
I
Nos quatro gráficos seguintes, compara-se a evolução portuguesa com a dos restantes países da União Europeia (a 15), entre 1980 e 2008 (Índice 100 = 1980), exceto no caso dos três países entrados em 1995, relativamente aos quais a comparação é feita entre 1990 e 2008 (Índice 100 = 1990), por não haver dados anteriores disponíveis.
I
Em todos estes gráficos, não há qualquer dificuldade em encontrar a linha respeitante a Portugal: é sempre a linha do fundo...
I
I
I
I
I
I
I
I
I
Como resulta destes quatro gráficos, Portugal é o único país com uma evolução global negativa no período considerado. O gráfico seguinte, que junta os 15 países (Base 100 = 1990), revela bem como andámos a divergir de todos os outros países:
I
I
Fonte: dados da União Europeia, exceto quanto a Portugal e Espanha, que são os dos respetivos países.

7 comentários:

G.E. disse...

Onde é que posso consultar os dados de tráfego?

Joao disse...

Gostaria de saber se o encerramento de milhares e milhares de quilómetros de linha férrea, as mudanças constantes de horários e as greves constantes, terão por ventura influenciado o bom desempenho da ferrovia em Portugal... que parece continuar no bom caminho, segundo os nossos desgovernantes sempre a pensar na poupança e num melhor serviço.

Luís Lavoura disse...

Como estes números têm todos uma base 100 algures no tempo, não podemos saber, a partir deles, qual é efetivamente o número de passageiros por habitante do país, que seria certamente um dado mais importante.

Carlos disse...

As greves serão o menos porque têm sido relativamente comuns só este ano.

Agora, surpreendentemente, reduzir o serviço leva a menos... serviço prestado (porque parece que há gente que ainda não percebeu que a função duma Carris, duma CP ou duma STCP é transportar passageiros)

Carlos Medina Ribeiro disse...

Caríssimas autoras deste blogue,

Já por mais do que uma vez vos enviei fotos relacionadas com 'posts' aqui afixados, perguntando se vos interessavam.
Fi-lo ontem mais uma vez (precisamente a propósito da CP e da REFER), mas prometo não reincidir, pois a vossa resposta voltou a ser o silêncio.

Joao disse...

Carlos Medina Ribeiro, não se incomode com tal... abra simplesmente um blog e complemente a informação existente com um link neste blog para esses artigos, onde pode deixar as suas próprias opiniões e claro as fotos, vídeos e tudo mais que possa ter. Pode até criar artigos do género... e tornar o blog também numa referência (semelhante ao "O Carmo e a Trindade") mas mais no seguimento deste blog... se tal interessar-lhe naturalmente.
As autoras a todo e qualquer momento vão abandonar este blog porque uma delas vai (foi?) para o estrangeiro e as outras duas desistiram de manter o blog atualizado... uma pena na minha opinião, até poderiam comparar com o estrangeiro para onde vai a amiga, mas enfim, são decisões delas.
Caramba com este blog até dava para fazer um programa de televisão.

Joana disse...

Caro Carlos,não é preciso zangar-se: ainda nem sequer vimos essas mensagens.

P.S. Também temos direito a umas férias.