tag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post6547563862548932335..comments2023-08-13T11:04:53.922+01:00Comments on A Nossa Terrinha: Um passeio na 24 de JulhoA Nossa Terrinhahttp://www.blogger.com/profile/07919033356802428084noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-67350339535112643062014-05-18T10:43:22.795+01:002014-05-18T10:43:22.795+01:00pelo excelente acerco fotográfico que aqui tem, e ...pelo excelente acerco fotográfico que aqui tem, e com os devidos respeitos e honra, estas imagens serão usadas no Passeio Livre.<br />Excelente publicação, obrigados pelo exercício nobre de cidadania.<br />PLPasseio Livrehttps://www.blogger.com/profile/05830439963438889800noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-39210939988511712402014-05-14T20:09:06.333+01:002014-05-14T20:09:06.333+01:00Luis Lavoura, quase que parei de ler os seus comen...Luis Lavoura, quase que parei de ler os seus comentários quando insinuou que uma via que está entupida deve ser alargada mais e mais.. mas fiquei agradado quando disse:<br /><br />"Ou seja, a opção correta deve ser a de taxar a utilização das vias, por forma a que elas só sejam utilizadas por quem tem verdadeiramente necessidade disso e por quem tem dinheiro para pagar essa utilização. Não deve ser a de deixar que as vias fiquem completamente entupidas."<br /><br />Há neste momento uma petição para introduzir portagens na entrada de Lx. sugiro que a encontres, assines e partilhes com mais pessoas ;)Em cada voto igualdadehttps://www.blogger.com/profile/01105155628556207819noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-192577960829088962011-05-24T17:24:50.799+01:002011-05-24T17:24:50.799+01:00O engarrafamento constante da 24 de Julho não se d...O engarrafamento constante da 24 de Julho não se deve à falta de largura/estreiteza da mesma, mas sim ao problema similar existente nas vistas de quem (des)governa a cidade e que resolveu fazer da Baixa um gueto, atravancando, de um lado, a 24 de Julho e, do outro, a Infante D. Henrique!<br />E, sim, havia espaço para os peões poderem circular em condições e seria bem mais barato fazer isso que outras obras que por aí andam e com pouca ou mesmo nenhuma utilidade.Ricardo Moreirahttps://www.blogger.com/profile/13996786829099226266noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-73035801736317134842011-05-24T14:40:08.323+01:002011-05-24T14:40:08.323+01:00O problema não é o tráfego estar nas colinas ou na...O problema não é o tráfego estar nas colinas ou nas marginais mas não estar de forma substancial em autocarros, comboios e bicicletas.<br /><br />Assim haveria espaço adequado para todos.Nunohttps://www.blogger.com/profile/03112069743121256504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-36255950478745869852011-05-24T11:14:21.055+01:002011-05-24T11:14:21.055+01:00"graças a terem transformado aquela artéria n..."graças a terem transformado aquela artéria numa autêntica auto-estrada, há muito poucos lisboetas que ali residem"<br /><br />Precisamente por isso, não vale de muito queixarmo-nos do muito tráfego, ruído, mau ar, etc nesta artéria.<br /><br />Em qualquer cidade há sempre algumas avenidas ou vias rápidas de atravessamento, nas quais as condições para moradores são péssimas.<br /><br />Loucura seria fazer aquilo que a Câmara deseja, tirar agora o tráfego destas artérias para o ir pôr a atravessar as colinas onde os lisboetas residem.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-22205159107035697802011-05-23T22:26:30.490+01:002011-05-23T22:26:30.490+01:00Pois Miguel Barroso, disse bem, mas a capacidade i...Pois Miguel Barroso, disse bem, mas a capacidade intelectual do Luís Lavoura não dá para tanto.<br /><br />Aliás, o Luís Lavoura disse as barbaridades que disse sobre a 24 de Julho, mas não sabe, por exemplo, que graças a terem transformado aquela artéria numa autêntica auto-estrada, há muito poucos lisboetas que ali residem...<br /><br />Estacionamento para quem, Luís Lavoura? Para quem vai para lá trabalhar? Nunca chegará todo o estacionamento que criem, mesmo que supram todos os passeios da zona, mesmo que construam dezenas de siloautos. Nunca há-de chegar.The Caped Crusaderhttps://www.blogger.com/profile/03169687612213066044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-87918894113337609912011-05-23T16:40:09.448+01:002011-05-23T16:40:09.448+01:00Luís Lavoura, Einstein, num dos seus muitos moment...Luís Lavoura, Einstein, num dos seus muitos momentos de brilhantismo disse: "insanidade, é fazer sempre a mesma coisa, e esperar obter resultados diferentes".<br /><br />Há décadas que se vem alargando as estradas, aumentando o nº de vias... resultado: de início resolve um pouco, mas passado algum tempo, mais carros e mais trânsito. <br /><br />As experiências de sucesso que se têm agora tentado em países que já passaram por isto antes, baseiam-se precisamente no contrário. Diminui-se o nº de vias, e voilá - dá-se um fenómeno já documentado, chamado "evaporação do tráfego". Simplesmente diminui o nº de carros, e os engarrafamentos também diminuem. As pessoas começam a optar por outros modos de deslocação, que se tornam por sua vez, bem mais competitivos. Ganha o espaço público, ganha a economia, ganha o ambiente, enfim... ganhamos todos!Miguel Barrosohttps://www.blogger.com/profile/00952910754593623814noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-32919526040762193842011-05-23T16:23:52.231+01:002011-05-23T16:23:52.231+01:00"creio que o António Costa pretende realizar ..."creio que o António Costa pretende realizar a circular das colinas, tentando reduzir o trânsito nestas avenidas marginais, fazendo o seu reperfilamento" <br /><br />"Espero que o FMI corte o orçamento da Câmara de Lisboa o suficiente para que esta jamais possa levar esse projeto a cabo"<br /><br />Não se preocupe, Luís Lavoura, de intenções estamos fartos de ouvir falar, mas os anos passam e não se vêem melhoras para os lados do peão.Eduardohttps://www.blogger.com/profile/12498637834828616474noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-21864297427534866812011-05-23T16:14:32.696+01:002011-05-23T16:14:32.696+01:00LxP
Não sei se essa estratégia que Você sugere (q...LxP<br /><br />Não sei se essa estratégia que Você sugere (quantos mais engarrafamentos melhor, porque isso dissuade os automobilistas) é a mais adequada.<br /><br />Eu diria que há sempre pessoas que precisam de utilizar o automóvel na sua vida profissional. A opção correta deve ser, em minha opinião, forçar toda a gente a internalizar o custo da opção automóvel, e não pôr toda a gente parada num engarrafamento monstro.<br /><br />Ou seja, a opção correta deve ser a de taxar a utilização das vias, por forma a que elas só sejam utilizadas por quem tem verdadeiramente necessidade disso e por quem tem dinheiro para pagar essa utilização. Não deve ser a de deixar que as vias fiquem completamente entupidas.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-19884027608248032842011-05-23T16:08:42.582+01:002011-05-23T16:08:42.582+01:00"creio que o António Costa pretende realizar ..."creio que o António Costa pretende realizar a circular das colinas, tentando reduzir o trânsito nestas avenidas marginais"<br /><br />Espero que o FMI corte o orçamento da Câmara de Lisboa o suficiente para que esta jamais possa levar esse projeto a cabo.<br /><br />E que a "Circular das Colinas" reduziria o tráfego nas avenidas marginais - mas à custa de aumentar o tráfego nas colinas, que é onde a maior parte dos lisboetas reside. Ou seja, tiraria o tráfego de onde ele incomoda relativamente poucos lisboetas para o pôr onde ele incomodaria muito mais lisboetas.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-87437997051727615132011-05-23T15:22:57.493+01:002011-05-23T15:22:57.493+01:00Seriam maiores e seria ainda mais um desincentivo ...Seriam maiores e seria ainda mais um desincentivo à opção de trazer o automóvel para esta avenida cujo destino final será, na maior parte dos casos, a Baixa.<br /><br />Numa Avenida servida por comboios, elétricos e autocarros 24 horas por dia (em hora de ponta chegam a ser mais de 100 veículos por hora sem contar com os trajectos paralelos do eixo das Janelas Verdes e Conde Barão) a opção de fazer passear o automóvel parece ser algo a evitar.LxPhttps://www.blogger.com/profile/13830957430568518029noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-67596959199521147852011-05-23T15:18:28.414+01:002011-05-23T15:18:28.414+01:00"[Cadeira de rodas? Conseguirá alguém percorr..."[Cadeira de rodas? Conseguirá alguém percorrer esta avenida de cadeira de rodas?]"<br /><br />Conheço uma pessoa que já fez esse exercício muitas vezes, comigo ao lado... o remédio é ir na estrada... na verdade, como se trata de uma estrada de acesso ao estacionamento tem pouco trânsito e dá para circular sem grandes preocupações, mas é óbvio que não é a solução ideal. Não estou a tentar justificar o absurdo da situação, estou apenas a relatar a experiência que realmente tenho com a situação de cadeira de rodas...<br /><br />BTW, creio que o António Costa pretende realizar a circular das colinas, tentando reduzir o trânsito nestas avenidas marginais, fazendo o seu reperfilamento aproveitando os empreendimentos imobiliários que se irão no Aterro da Boavista... espero que não seja uma oportunidade perdida para tornar a cidade de Lisboa como uma cidade de todos, e não apenas para os carros...<br /><br />Um bem haja a todos...João Garciahttps://www.blogger.com/profile/01092141309377389455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-15852577544004150862011-05-23T15:14:59.809+01:002011-05-23T15:14:59.809+01:00Há que ter em conta, ao analisar estas imagens, qu...Há que ter em conta, ao analisar estas imagens, que a avenida 24 de Julho é ladeada por uma encosta muito íngreme, ao longo da qual há apenas ruas relativamente estreitas e nas quais não há, creio eu, (muitos) lugares de estacionamento.<br /><br />Ou seja, a avenida 24 de Julho sofre com um excesso de tráfego e um excesso de estacionamento devido a não ter ao lado outras ruas que a apoiem.<br /><br />Não quer isto dizer que não se pudesse fazer (muito) melhor, por exemplo pôr pilaretes, alinhar mobiliário urbano, etc. Mas diminuir o espaço de estacionamento e diminuir o tráfego, seria difícil.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-42448546314997608802011-05-23T15:07:21.431+01:002011-05-23T15:07:21.431+01:00Posso estar a ver mal as fotografias, mas o que ne...Posso estar a ver mal as fotografias, mas o que nelas mais vi foram enormes engarrafamentos de tráfego.<br /><br />A Joana queixa-se de a avenida ter tantas faixas de rodagem quando ela tem estes engarrafamentos enormes! Pergunto: se o número de faixas de rodagem fosse diminuído para que os passeios pudessem alargar, os engarrafamentos não seriam ainda muito maiores?Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.com