tag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post5293132777836265129..comments2023-08-13T11:04:53.922+01:00Comments on A Nossa Terrinha: A rede portuguesa de auto-estradas: motivo de orgulho? (9)A Nossa Terrinhahttp://www.blogger.com/profile/07919033356802428084noreply@blogger.comBlogger32125tag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-30095609105299685202010-10-22T19:49:20.663+01:002010-10-22T19:49:20.663+01:00Para a modesta renovação da Linha do Algarve: 25 m...Para a modesta renovação da Linha do Algarve: 25 milhões. Para a megalómana auto-estrada transmontana: 800 milhões.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-7542431945106919612010-10-17T22:41:06.067+01:002010-10-17T22:41:06.067+01:00Será que o Orçamento de estado 2011 vai terminar c...Será que o Orçamento de estado 2011 vai terminar com o que resta de ferrovia no Interior de Portugal? Temo bem que sim. <br />Este Governo está fazer tudo ao contrário: a ferrovia abate-se e a rodovia, apesar da crise, segue de vento em popa.(Ver cenas dos próximos capítulos).<br /><br />Paulo FonsecaPaulohttps://www.blogger.com/profile/04881659430810600458noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-45340217472655399012010-10-17T15:13:44.804+01:002010-10-17T15:13:44.804+01:00Sr autarca, essa cassete está velha e desgastada. ...Sr autarca, essa cassete está velha e desgastada. Os argumentos que usa já foram desmontados vezes sem conta. Actualize-se, cultive-se, leia, estude, viaje e depois volte cá e conte-nos o que descobriu.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-35624542804519786172010-10-17T14:53:51.148+01:002010-10-17T14:53:51.148+01:00"Modernizámo-nos, temos um país mais competit..."Modernizámo-nos, temos um país mais competitivo"<br /><br />Sr. autarca. Aconselho-o a ler os índices de competitividade da OCDE. Uma dica: não estamos bem classificados.<br /><br /><br />"Como autarca, sinto-me orgulhoso do que fizemos. "<br /><br />Eu a gastar o dinheiro dos outros também sou muita bom. Assim é fácil.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-87805271708582818112010-10-17T14:50:10.223+01:002010-10-17T14:50:10.223+01:00Que laços de solidariedade são esses?
Devem ser aq...Que laços de solidariedade são esses?<br />Devem ser aqueles que de tão fortes que são, acabem em tragédias com múltiplos mortos e feridos nas estradas Portuguesas.Filipenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-65069756147949048782010-10-17T12:11:53.696+01:002010-10-17T12:11:53.696+01:00Modernizámo-nos, temos um país mais competitivo, m...Modernizámo-nos, temos um país mais competitivo, mais moderno, mais solidário, mais coeso, mais capaz de enfrentar os desafios do futuro. As auto-estradas são vias estruturantes fundamentais que promovem o desenvolvimento económico das regiões e criam laços de solidariedade entre os portugueses. Mais modernidade, mais desenvolvimento. Como autarca, sinto-me orgulhoso do que fizemos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-79008421869647728412010-10-16T15:58:42.432+01:002010-10-16T15:58:42.432+01:00"Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ningué..."Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ninguém! "<br /><br />Quando as tuas queridas estradinhas estiverem entupidas de carros porque acabaram com os comboios e demorares o triplo do tempo para fazeres o mesmo percurso vais ver se não te interessa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-64698196914696109742010-10-16T13:25:47.261+01:002010-10-16T13:25:47.261+01:00Era bom, mas é inviável pelo menos na maior parte ...Era bom, mas é inviável pelo menos na maior parte dos casos, principalmente por causa dos desníveis mais acentuados das AE.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-54882854162654386962010-10-16T11:49:13.759+01:002010-10-16T11:49:13.759+01:00Estou em crer que quando o litro de gasóleo ou gas...Estou em crer que quando o litro de gasóleo ou gasolina estiver a 3 ou 4 euros, se irá aproveitar a excelente rede de autoestradas para lá colocar... carris. Assim, o Portugal do ano 2050 terá uma óptima rede de ferrovia, paralela a boas estradas (já que numa autoestrada actual caberá ferrovia com dois sentidos mais estrada com três faixas de rodagem. Que vos parece?Marcos Paisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-53755523332719629402010-10-16T10:22:11.568+01:002010-10-16T10:22:11.568+01:00"Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ningué..."Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ninguém! "<br />Exactamente. Só interessaria num país de gente minimamente culta e inteligente, o que não é o caso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-16390015759213819922010-10-16T09:14:11.591+01:002010-10-16T09:14:11.591+01:00Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ninguém!Tlvz por isso mesmo, pq n interessa a ninguém!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-42477638356332162002010-10-16T05:18:25.733+01:002010-10-16T05:18:25.733+01:00Segundo, Jornal de Negócios:
"CP avança com ...Segundo, Jornal de Negócios:<br /><br />"CP avança com concessão das linhas urbanas<br /><br />Estudos preparatórios terão de ser entregues ao Governo no primeiro trimestre<br />A CP tem de apresentar ao Governo até ao final de Março estudos preparatórios “com vista à eventual concessão da exploração dos serviços de transporte ferroviário de passageiros integrados nas unidades de negócios CP Lisboa e CP Porto”.<br /><br />De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2011, o Governo prevê lançar “os respectivos procedimentos pré-contratuais até ao final de 2011, se os estudos económico-financeiros e as condições na envolvente demonstrarem que este é o calendário mais adequado.<br /><br />A concessão de linhas da CP já tinha sido anunciada pelo Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), avançando agora com a intenção de o fazer já no próximo ano."<br /><br />É só a mim que me cheira que o Governo se prepara para acabar praticamente com o transporte regional de passageiros (porventura sobrarão algumas linhas em redor de Porto, Lx e Coimbra - tipo Tomar-Lx, p.e., que tem muita procura), dando os urbanos a privados (porventura juntando o longo curso para que os seus lucros cobram o prejuízo operacional dos urbanos e o Governo não precise de pagar indemnizações compensatórias)?<br /><br />Ao fim de tantas décadas de história, será que os próximos anos marcarão o fim da CP? Não me espantava nada. Por estas notícias penso que serão os próximos passos.<br /><br />Só mais uma nota: penso que nenhum dos jornais generalistas nem nenhuma das TVs ligou patavina a este assunto. Típico.JMNnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-8118095497594138042010-10-16T05:18:08.195+01:002010-10-16T05:18:08.195+01:00Meninas, de certeza que isto não vos passou ao lad...Meninas, de certeza que isto não vos passou ao lado, mas as notícias de hoje sobre a ferrovia (por causa do Orçamento de Estado) penso que merecem um grande destaque e reflexão.<br /><br />Primeiro, transportes em revista (http://62.193.249.104/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=2225):<br /><br />"Refer vai avaliar encerramento de linhas ferroviárias<br />Uma das propostas do Governo para o Orçamento de Estado 2011 prevê que a Refer faça uma avaliação global da rede ferroviária nacional com o objectivo de averiguar quais as linhas e ramais que possam vir a ser “desclassificados”, isto é, deixem de ser utilizados em regime de serviço público. Segundo a proposta do Governo, revelada pelo "Expresso", esta avaliação terá de ser realizada até final do primeiro trimestre de 2011. O documento, a entregar pela Refer, terá de conter propostas concretas sobre a desclassificação de linhas, troços e ramais, sempre que se verifiquem os pressupostos do artigo 12º da lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres. Este artigo, revela, entre outras, que “serão desclassificados da rede ferroviária nacional as linhas, troços de linha e ramais relativamente aos quais se conclua, com base nos estudos referidos no n.º 4 do artigo 10.º, que os tráfegos actuais e potenciais não atingem os valores mínimos social e economicamente justificativos da manutenção do serviço público ferroviário”. O mesmo documento refere também que “a desclassificação da linha, troço de linha ou ramal, tida em conta a sua articulação com a rede ferroviária nacional, não inviabilizará soluções necessárias à continuidade ou adequação do serviço nesta prestado”, assim como o facto de que “as necessidades de transporte público respectivas podem ser satisfeitas, em condições mais económicas para a colectividade, por outros meios”."JMNnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-56345790848834685012010-10-16T05:14:53.143+01:002010-10-16T05:14:53.143+01:00Meninas, de certeza que isto não vos passou ao lad...Meninas, de certeza que isto não vos passou ao lado, mas as notícias de hoje sobre a ferrovia (por causa do Orçamento de Estado) penso que merecem um grande destaque e reflexão.<br /><br />Primeiro, transportes em revista (http://62.193.249.104/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=2225):<br /><br />"Refer vai avaliar encerramento de linhas ferroviárias<br />Uma das propostas do Governo para o Orçamento de Estado 2011 prevê que a Refer faça uma avaliação global da rede ferroviária nacional com o objectivo de averiguar quais as linhas e ramais que possam vir a ser “desclassificados”, isto é, deixem de ser utilizados em regime de serviço público. Segundo a proposta do Governo, revelada pelo "Expresso", esta avaliação terá de ser realizada até final do primeiro trimestre de 2011. O documento, a entregar pela Refer, terá de conter propostas concretas sobre a desclassificação de linhas, troços e ramais, sempre que se verifiquem os pressupostos do artigo 12º da lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres. Este artigo, revela, entre outras, que “serão desclassificados da rede ferroviária nacional as linhas, troços de linha e ramais relativamente aos quais se conclua, com base nos estudos referidos no n.º 4 do artigo 10.º, que os tráfegos actuais e potenciais não atingem os valores mínimos social e economicamente justificativos da manutenção do serviço público ferroviário”. O mesmo documento refere também que “a desclassificação da linha, troço de linha ou ramal, tida em conta a sua articulação com a rede ferroviária nacional, não inviabilizará soluções necessárias à continuidade ou adequação do serviço nesta prestado”, assim como o facto de que “as necessidades de transporte público respectivas podem ser satisfeitas, em condições mais económicas para a colectividade, por outros meios”."<br /><br /><br />Segundo, Jornal de Negócios:<br /><br />"CP avança com concessão das linhas urbanas<br /><br />Estudos preparatórios terão de ser entregues ao Governo no primeiro trimestre<br />A CP tem de apresentar ao Governo até ao final de Março estudos preparatórios “com vista à eventual concessão da exploração dos serviços de transporte ferroviário de passageiros integrados nas unidades de negócios CP Lisboa e CP Porto”.<br /><br />De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2011, o Governo prevê lançar “os respectivos procedimentos pré-contratuais até ao final de 2011, se os estudos económico-financeiros e as condições na envolvente demonstrarem que este é o calendário mais adequado.<br /><br />A concessão de linhas da CP já tinha sido anunciada pelo Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), avançando agora com a intenção de o fazer já no próximo ano."<br /><br />É só a mim que me cheira que o Governo se prepara para acabar praticamente com o transporte regional de passageiros (porventura sobrarão algumas linhas em redor de Porto, Lx e Coimbra - tipo Tomar-Lx, p.e., que tem muita procura), dando os urbanos a privados (porventura juntando o longo curso para que os seus lucros cobram o prejuízo operacional dos urbanos e o Governo não precise de pagar indemnizações compensatórias)?<br /><br />Ao fim de tantas décadas de história, será que os próximos anos marcarão o fim da CP? Não me espantava nada. Por estas notícias penso que serão os próximos passos.<br /><br />Só mais uma nota: penso que nenhum dos jornais generalistas nem nenhuma das TVs ligou patavina a este assunto. Típico.JMNnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-32046847259121783772010-10-15T22:27:47.287+01:002010-10-15T22:27:47.287+01:00Sim, Filipe, eu sei quais são as obras. Não se tra...Sim, Filipe, eu sei quais são as obras. Não se trata de modernização da linha. É um pouco como pegar numa estrada degradada, levantar o "tapete" e colocar-lhe um novo, sem alargar, sem corrigir curvas, etc.A Nossa Terrinhahttps://www.blogger.com/profile/07919033356802428084noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-84799097252744162602010-10-15T22:15:39.443+01:002010-10-15T22:15:39.443+01:00O AVE Madrid-Barcelona é um êxito, isso ninguém lh...O AVE Madrid-Barcelona é um êxito, isso ninguém lhe tira. Mas que poderia ser mais é bem verdade. A sua quota de mercado não passa dos 50%, excepto em períodos pontuais, os preços são bastante elevados com poucas possibilidades de adquirir viagens mais baratas e as frequências e tempos de viagem ainda não são as ideais para lançar um ataque mais cerrado à aviação civil.<br /><br />Quanto à linha do Algarve, basta seguir o seguinte link: http://www.refer.pt/MenuPrincipal/ComunicacaoSocial/Noticias/Noticia/tabid/447/ItemId/207/View/Details/AMID/948/Default.aspx no qual a REFER dá conta das intervenções efectuadas na linha do Algarve.<br />Não queria a estimada bloguista saber o que era andar numa linha do Algarve com travessa de madeira e carril por soldar comparativamente à situação que estará concluída em 2011 que permite um muito maior conforto ao passageiro e, possivelmente, a redução dos tempos de viagem.Filipenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-65170794921685115972010-10-15T22:00:57.662+01:002010-10-15T22:00:57.662+01:00Filipe, essas «correções» só se podem dever a uma ...Filipe, essas «correções» só se podem dever a uma leitura desatenta do artigo:<br /><br />1) Espanha: no artigo, limitei-me a dizer que a Espanha tem uma «rede ferroviária digna desse nome», Portugal não. O que é verdade.<br /><br />2) Linha do Algarve: não, a Linha do Algarve não foi, nem está a ser modernizada. Foi modernizado o troço Tunes-Faro (38 dos 140 km da linha), para permitir comboios mais rápidos entre Lisboa e Faro. Os outros 100 km da linha continuam à espera. As obras que a REFER anunciou agora não são de modernização, mas sim de renovação. O que eu escrevi no texto foi: «Linha do Minho, Linha do Oeste e Linha do Algarve são apenas três exemplos de linhas seriamente carecidas (PARCIAL OU TOTALMENTE) de modernização».<br /><br />3) Linha do Norte: eu também acho que o dinheiro que se gastou na LN foi obsceno. Quando escrevi "bom exemplo", não me estava a referir a isso, mas sim ao facto de termos uma linha com um serviço de qualidade e que atrai cada vez mais utentes e vai "roubando" quota ao automóvel. O bom exemplo é esse. Podia-se prestar hoje um bom serviço sem se ter gasto tanto dinheiro? Sim, claro. Mas isso já é outra história (talvez noutro artigo).A Nossa Terrinhahttps://www.blogger.com/profile/07919033356802428084noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-14439272717333210472010-10-15T21:17:54.616+01:002010-10-15T21:17:54.616+01:00"Fala-se que a CP irá introduzir novo materia..."Fala-se que a CP irá introduzir novo material circulante - mais confortável e climatizado "<br /><br /><br />Não se fala. Está decidido. Basta os Camellos estarem a circular e as automotoras da Linha do Minho vão todas para o Algarve.<br /><br />Não percebi essa do AVE não ser exemplo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-7204035063187919652010-10-15T20:57:18.672+01:002010-10-15T20:57:18.672+01:00Excelente artigo. Gostei muito.
Mas há algumas imp...Excelente artigo. Gostei muito.<br />Mas há algumas imprecisões que é necessário discutir:<br /><br />1ª Rede ferroviária em Espanha. Desde o início do ano que está a ser preparada uma reedição de 1985 (fecho de vias que não cumprissem alguns pressupostos e caso os governos da Autonomia não quisessem comparticipar ou assegurar a sua continuação). Fala-se da linha Madrid-Aranda-Burgos, há já alguns meses sem comboios de passageiros devido a um descarrilamento, sendo assegurada alternativa rodoviária a preços escandalosos, da linha Aranjuez-Cuenca-Valencia cujo traçado é praticamente paralelo ao da nova linha de alta velocidade Madrid-Valencia, da linha Cercedilla-Segovia por onde transitam os comboios Regionais Madrid-Segovia, entre outras.<br />Por outro lado, os preços dos bilhetes (já de si bem caros) têm vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses ora devido a actualizações tarifárias, ora devido à incorporação de novo material circulante, ora devido à diminuição dos tempos de viagem...patetices, portanto. Depois temos o caso do serviço AV de excelência Madrid-Barcelona. Com poucas frequências e reduzidos lugares promocionais, o AVE não descola dos 49% de quota de mercado (AVE+avião). Não é, de todo, exemplo.<br /><br />2º Linha do Algarve<br />Foi anunciado pela REFER que a modernização da linha do Algarve estava prestes a ser concluída. Fala-se que a CP irá introduzir novo material circulante - mais confortável e climatizado - nesta região do país em Janeiro.<br /><br />3ª Linha do Norte<br />Nem sequer deveria figurar neste artigo como exemplo. Ou por outra, sim deveria figurar enquanto exemplo do que não fazer. Os resultados obtidos são muito poucos comparados com o dinheiro que se investiu. E se os AP fazem Lisboa-Porto em 2h44 (menos 1 min no sentido inverso) não nos podemos esquecer dos brutais aumentos de tempo de percurso no serviço Regional, nomeadamente no Lisboa-Tomar e Entroncamento-Coimbra, e InterRegional Lisboa-Tomar.<br /><br />Cumprimentos!Filipenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-47857045026903244772010-10-15T19:04:30.821+01:002010-10-15T19:04:30.821+01:00Então e as auto-estradas não vão servir para o aut...Então e as auto-estradas não vão servir para o automóvel electrico?Tónoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-24895962843871958372010-10-15T18:48:01.532+01:002010-10-15T18:48:01.532+01:00"Porque é que nos carros eléctricos a energia..."Porque é que nos carros eléctricos a energia não é limpa "<br /><br />Se alguma vez ouviu alguém dizer isso é porque não percebia nada do assunto ou se percebia estava a mentir. A energia eléctrica que os comboios utilizam não é mais limpa ou mais suja que a energia que qualquer que funcione a electricidade utilize.<br />Simplesmente, quando se está a falar de transportes é muito mais eficiente em termos energéticos (o que pode não ter nada a ver com ambiente) mover pessoas ou bens utilizando um comboio com 400 pessoas do que usar 300 carros para mover essas mesma 400 pessoas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-82557290175416816022010-10-15T16:21:30.392+01:002010-10-15T16:21:30.392+01:00Mas isso também se aplica aos comboios movidos a e...Mas isso também se aplica aos comboios movidos a electricidade. Porque é que nos carros eléctricos a energia não é limpa e nos comboios já é?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-77922413760410870232010-10-15T15:25:29.076+01:002010-10-15T15:25:29.076+01:00Mais outro exemplo: http://menos1carro.blogs.sapo....Mais outro exemplo: http://menos1carro.blogs.sapo.pt/190485.htmlAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-77768122303233070212010-10-15T15:12:21.531+01:002010-10-15T15:12:21.531+01:00"Só não percebi bem a referência ao "pse..."Só não percebi bem a referência ao "pseudoverde" quanto ao automóvel eléctrico. "<br /><br />Um exemplo: http://menos1carro.blogs.sapo.pt/224617.htmlAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7232466562451162671.post-33154531571292816782010-10-15T15:10:45.388+01:002010-10-15T15:10:45.388+01:00"e passamos bem sem ela."
Nao, nao pass..."e passamos bem sem ela."<br /><br />Nao, nao passamos.Anonymousnoreply@blogger.com