Nos quatro anos de blogue: Ferrovia (6)

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23 - LINHA DO VOUGA
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Evolução 2009-2013:
Oferta melhorou no troço Aveiro-Sernada.
Tempos de viagem sem alterações de relevo.
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Observações:
1) Há “duas linhas” na Linha do Vouga (de 100 km de extensão): o troço Aveiro – Sernada do Vouga e o troço Sernada do Vouga – Espinho. A divisão remonta ao tempo em que a Linha do Vale do Vouga prosseguia de Sernada do Vouga para Viseu. O troço Aveiro-Sernada (38 km) constituía o Ramal de Aveiro e o troço Espinho-Sernada (61 km) estava integrado na Linha do Vale do Vouga. Já não há horários compatíveis entre os dois troços da linha.
2) Houve um tempo em que existia a preocupação de assegurar ligações com os comboios da Linha do Norte, nomeadamente de e para o Porto. Ambas as estações terminais da linha (Aveiro e Espinho) coincidiam com as estações da Linha do Norte. Em meados da década passada, no entanto, fez-se uma obra de enterramento da Linha do Norte em Espinho e, em consequência dela, a Linha do Vouga deixou de entroncar com a Linha do Norte, não se tendo assegurado uma nova ligação. A Linha do Vouga passou a ter o seu término na estação de Espinho-Vouga (na imagem, a atual estação terminal), que está situada a 700 metros da nova estação de Espinho – o que passou a constituir uma “forte barreira ao transbordo dos passageiros” e um desincentivo à utilização do comboio, como se concluiu num estudo de 2012, que recomendava o restabelecimento da ligação à Linha do Norte (e que concluiu que a Linha do Vouga tem uma potencialidade idêntica à da Linha de Guimarães, mediante integração na rede de suburbanos do Porto, após modernização e mudança de bitola).
3) A falta de investimento na linha torna-se bem patente nos tempos de viagem, que pouco variaram (e em alguns trajetos são mesmo piores) por comparação com a situação de há 30 anos.    
4) No troço correspondente ao antigo Ramal de Aveiro, a Câmara Municipal de Águeda, a CP e a REFER celebraram, em 2010, um protocolo com vista à melhoria dos horários (que eram desajustados aos interesses das populações) e dos percursos dos comboios. Os novos horários entraram em vigor em Setembro de 2010. Em pouco tempo, o número de passageiros terá crescido 30%.
Em Outubro de 2011, o Governo decidiu encerrar a linha a partir de 2012, invocando o “elevado prejuízo” da sua exploração, com base em dados de 2008 (isto é, anteriores à melhoria da oferta e ao crescimento da procura).
Na Assembleia da República, todos os partidos, incluindo os da maioria, apresentaram projetos de resolução recomendando ao Governo que revisse a sua decisão e promovesse a modernização da linha. Até hoje, a linha não foi encerrada. Nem modernizada.
5) A oferta no troço Espinho-Sernada mantém-se igual à de 2009: 12 comboios diários (6 em cada sentido) entre Espinho e Oliveira de Azeméis e 4 comboios (2 em cada sentido) entre Espinho e Sernada.
As mudanças verificaram-se no antigo Ramal de Aveiro: em 2009, a circulação de comboios fazia-se sobretudo no troço entre Aveiro e Águeda (8 comboios em cada sentido), sendo residual no troço final de 14 km entre Águeda e Sernada (2 comboios desde Aveiro, a que acrescia um outro entre Águeda e Sernada nos dias de escola). Em 2013, só há 1 comboio em cada sentido entre Aveiro e Águeda: os restantes circulam agora entre Aveiro e Sernada (6 comboios em cada sentido) ou entre Aveiro e Macinhata do Vouga, a estação imediatamente anterior a Sernada (4 comboios em cada sentido).
Relativamente a tempos de percurso, não houve alterações dignas de nota.
A Linha do Vouga, em 2013:
6) Entre Aveiro e Águeda (23 km) há 22 comboios diários (11 em cada sentido), mais 2 do que em 2009. A viagem mais rápida demora 36 min de Aveiro a Águeda e 37 min de Águeda a Aveiro.
7) Entre Aveiro e Macinhata do Vouga (35 km) há agora 20 ligações diárias, contra 4 em 2009 (eram 6 em dias de escola). A viagem mais rápida demora 56-57 min.
8) Entre Aveiro e Sernada do Vouga (38 km) há 12 ligações (6 em cada sentido), contra 4 em 2009 (6 em dias de escola). A viagem mais rápida demora 1h04-1h05.
9) Entre Espinho, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis mantêm-se os 16 comboios diários (8 em cada sentido). A viagem (32 km) demora 1h02.
10) Entre Espinho e Sernada há apenas 4 comboios por dia (2 em cada sentido), os mesmos de 2009. A viagem (61 km) demora 2h09.
Era mais rápida há mais de 30 anos.
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24 - SUBURBANOS DE GUIMARÃES*
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Evolução 2009-2013:
Redução da oferta.
Tempos de viagem ligeiramente mais curtos.
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Observações:
1) Numa linha que registou um crescimento contínuo do número de passageiros desde a sua reabertura após obras de modernização (2004), circulam, em 2013, 34 comboios diários, contra 43 em 2009.
Foram suprimidos os comboios entre Lousado e Guimarães (4 ligações diárias em 2009).
Dos 11 comboios diários que havia em 2009 entre Porto e Santo Tirso, hoje há apenas 3.
Há 31 comboios entre Porto e Guimarães, mais 3 do que em 2009. Respondendo a reclamações e a uma petição, que reivindicavam a introdução de comboios expresso, a CP introduziu um (um único) comboio expresso no sentido Porto-Guimarães, com partida do Porto (Campanhã) às 19 horas.
2) Entre Porto e Santo Tirso, há, em 2013, 34 ligações diárias, menos 9 do que em 2009: 16 no sentido Porto – Santo Tirso e 18 no sentido Santo Tirso – Porto. A viagem entre as duas cidades (31 km) demora 37 min no sentido Porto - Santo Tirso e 39-41 min no sentido Santo Tirso – Porto.
3) Eram 32 as ligações entre Porto e Guimarães em 2009 (4 das quais com transbordo em Lousado, onde a linha entronca com a Linha do Minho). Em 2013, são 31: 15 no sentido Porto-Guimarães e 16 no sentido Guimarães-Porto.
A viagem de Guimarães ao Porto (56 km) está 3 minutos mais rápida, demorando a viagem mais rápida 1h13.
A introdução do comboio expresso (que tem 8 paragens intermédias, em vez das habituais 20) fez com que a viagem mais rápida do Porto (Campanhã) a Guimarães passasse a ser de 59 min, menos 14 minutos do que em 2009. Nas restantes ligações, o comboio demora 1h08 a 1h12, 1 a 5 minutos menos do que em 2009.
[Há 30 anos, a viagem demorava quase mais meia hora do que hoje, mas tendo como terminal no Porto a antiga estação de Trindade.]
4) O Índice de Pontualidade dos comboios suburbanos de Guimarães aumentou de 75,7% em 2009 para 92,3% em 2012.
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Imagem: Tiago Duarte
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* Os comboios suburbanos de Guimarães circulam na Linha de Guimarães e na Linha do Minho.
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25 - SUBURBANOS DE BRAGA*
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Evolução 2009-2013:
Diminuição da oferta.
Tempos de viagem sem variações significativas.
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Observações:
1) Nos suburbanos de Braga, há menos 8 comboios por dia a circular, por comparação com 2009: eram 60, hoje são 52 (27 no sentido Porto-Braga e 25 no sentido Braga-Porto).
Dos 10 comboios diários que havia entre Famalicão e Braga em 2009, resta apenas 1 em 2013.
Foram suprimidos os comboios entre Nine e Braga (2 por dia em 2009).
Aumentou de 48 para 51 o número de comboios entre Porto e Braga.
2) Entre Famalicão, Nine e Braga (18 km) há agora 52 ligações diárias, contra 58 em 2009. A viagem demora entre 15 min e 28 min no sentido Braga-Famalicão (15 a 30 min em 2009) e entre 17 min e 30 min no sentido Famalicão-Braga (15 a 30 min em 2009). Nas horas de ponta, a cadência é de 3 comboios em cada 60 minutos.
3) Entre Porto e Braga (54 km) são 51 as ligações diárias, contra 48 em 2009. A viagem demora 49 min a 1h06 no sentido Porto-Braga (46 min a 1h08 em 2009) e 46 min a 1h07 no sentido Braga-Porto (43 min a 1h11 em 2009). Demorava sensivelmente o dobro há três décadas. Do Porto a Braga, a cadência é de 30 min nas horas de ponta; de Braga ao Porto, os intervalos entre comboios são irregulares, sendo menores (do que 30 min) em alguns períodos.
[Curiosidade: o comboio pendular Alfa demora apenas menos 7 minutos entre Braga e Porto do que o comboio urbano mais rápido.].
4) O Índice de Pontualidade dos comboios suburbanos de Braga aumentou de 87,7% em 2009 para 94,9% em 2012.
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Imagem: REFER
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* Os comboios suburbanos de Braga circulam no Ramal de Braga e na Linha do Minho.
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26 - SUBURBANOS DE CAÍDE*
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Evolução 2009-2013:
Oferta quantitativamente igual.
Em regra, tempos de viagem sem alterações de relevo.
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Observações:
1) Nos suburbanos de Caíde, em 2013, são 71 os comboios diários, tantos quantos os que havia em 2009.
2) A oferta é ligeiramente diferente: há 37 comboios entre Caíde e Porto (mais 3 do que em 2009) e 34 comboios entre Penafiel e Porto (menos 3 do que em 2009). Em termos práticos, a mudança significa que em 3 comboios o percurso foi prolongado ao troço Penafiel-Caíde (8 km).
3) Entre Porto, Valongo, Paredes e Penafiel (38 km) mantêm-se os 71 comboios diários que havia em 2009, sendo 36 no sentido do Porto e 35 no sentido de Penafiel. O tempo de percurso varia entre 37 min e 49 min no sentido Porto-Penafiel e entre 38 min e 49 min no sentido Penafiel-Porto. Os intervalos entre comboios são irregulares.
4) Entre Porto e Caíde (46 km), há agora 37 comboios diários, contra 34 em 2009. A viagem demora, no sentido Porto-Caíde, entre 48 min e 58 min, e, no sentido Caíde-Porto, entre 47 min (mais 4 minutos do que em 2009) e 57 min. Os intervalos entre comboios são irregulares.     
5) O Índice de Pontualidade dos comboios suburbanos de Caíde subiu de 88,9% em 2009 para 93,3% em 2012.
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Imagem: REFER
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* Os comboios suburbanos de Caíde circulam na Linha do Douro e na Linha do Minho.
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27 - SUBURBANOS DE AVEIRO*
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Evolução 2009-2013:
Diminuição da oferta.
Tempos de viagem sem qualquer alteração de relevo.
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Observações:
1) Nos suburbanos Porto-Aveiro, em 2013, há 120 comboios diários (60 em cada sentido). Eram 130 em 2009.
Foram suprimidos 11 dos 56 comboios que havia entre Porto e Ovar.
Entre Porto e Aveiro há agora 61 comboios, contra 60 em 2009.
2) Os tempos de percurso não tiveram qualquer alteração de relevo (1 minuto no máximo de variação).
3) Entre Granja, Vila Nova de Gaia e Porto (16 km) há 120 comboios diários (60 em cada sentido), menos 10 do que em 2009. O tempo de viagem varia entre 16 min e 23 min. Nas horas de ponta, a frequência é de 5 comboios em cada 60 minutos, exceto em parte da hora de ponta da manhã no sentido Granja-Porto, em que há 6 comboios em cada 60 minutos.
4) Entre Ovar, Espinho e Porto (35 km) há 106 comboios diários (53 em cada sentido), menos 10 do que em 2009. O tempo de viagem varia entre 29 min e 45 min. A frequência, nas horas de ponta, é de 5 comboios em cada 60 minutos.
5) Entre Aveiro e Porto há 61 comboios diários, mais 1 do que em 2009: 31 no sentido Porto-Aveiro e 30 no sentido Aveiro-Porto. O tempo de viagem entre as duas cidades (63 km de distância) varia entre 48 min e 1h09. Nas horas de ponta, há, em regra, 3 comboios em cada 60 minutos.
6) O Índice de Pontualidade dos comboios suburbanos de Aveiro aumentou um pouco, de 84,7% em 2009 para 88,4% em 2012.
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* Os comboios suburbanos de Aveiro circulam na Linha do Norte.
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28 - SUBURBANOS DE COIMBRA*
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Evolução 2009-2013:
Sem qualquer alteração de relevo.
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Observações:
Nos suburbanos Coimbra – Figueira da Foz, a oferta mantem-se igual à de 2009: 31 comboios urbanos diários, sendo 15 no sentido Coimbra-Figueira e 16 no sentido Figueira-Coimbra.
Em 2009, todos os comboios tinham partida ou chegada na estação central de Coimbra (Coimbra A); em 2013, uma das ligações obriga a uma mudança de comboio em Coimbra-B.
Em 2013, a viagem mais rápida entre as duas cidades (43 km) demora 49 min no sentido Coimbra-Figueira (o mesmo que em 2009) e 54 min no sentido Figueira-Coimbra (menos 2 minutos). Viagens mais lentas: 1h13 no sentido Coimbra-Figueira e 1h15 no sentido contrário (em ambos os casos, mais 1 minuto do que em 2009).
A CP não disponibiliza informação sobre a pontualidade dos comboios suburbanos de Coimbra.
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Imagem: Tiago Miranda
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* Os comboios suburbanos entre Coimbra e Figueira da Foz circulam no Ramal de Alfarelos, na Linha do Norte, na Linha do Oeste e no Ramal de Coimbra.
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[Nota: considera-se “pontual” o comboio suburbano que leva até 3 minutos de atraso em relação à tabela horária.]
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